29 outubro, 2014

COMBATENDO A VIOLÊNCIA NA ESCOLA




Como parte de um plano de ação integrado com os parceiros da EEEFM Dona Helena Guilhon, foi realizada, no dia 29/10/2014, a Palestra Educativa  “Combate a Violência na escola”, proferida pelos integrantes da Companhia Independente de Policiamento Escolar - CIPOE, Sd Lima Santos e Sd Amanda, os quais são responsáveis pelo policiamento ostensivo na escola e com a participação das Professoras Telma Paes e Maria José Cavalcante.



REVITALIZAÇÃO DA RÁDIO ESCOLA

               Na manhã de hoje, dia 29 de outubro, esteve  na escola o coordenador do NTEANANIN , professor Tony Cunha, juntamente com a coordenadora, da SIE, professora Graça Castro, para fazendo um levantamento de material disponível, cujo objetivo é a revitalização da Rádio Escola. Em breve voltará a funcionar como sempre de maneira educativa, sendo mais uma ferramenta para uso pedagógico em nossa escola. Na oportunidade já foi agendado uma oficina para alunos que irão integrar a turma que irá manusear os equipamentos e fazer manutenção necessária. Breve será divulgada a data da oficina.




24 outubro, 2014

Montagem do Jardim com garrafas PETs

Alunos das turmas 711, 712 (manhã) e noite (341,342 e 343)

Nossos alunos arrecadaram as garrafas, cortaram e montaram a base para a organização do jardim suspenso na frente do laboratório. Precisamos dar continuidade. Que tal  retomarmos?












22 outubro, 2014

AVISO IMPORTANTE:

Em virtude da próxima sexta feira, (24/10/14), a escola ser ocupada pelo TRE, fica transferida para a próxima terça feira, dia 28 /10/14 a reunião pedagógica,  a qual ficará, no horário após o intervalo em cada turno.

Atenciosamente,

a Direção

 

21 outubro, 2014

Blogs aproximam alunos e professores 

nas escolas paraenses









   
Da Redação
Agência Pará Notícias
Atualizado em 21/10/2014    13:04:00

Cada vez mais conectados à rede mundial de dados, alunos e professores das escolas estaduais da capital e do interior paraense têm conseguido aliar o uso de plataformas sociais ao compartilhamento de conteúdos pedagógicos na rede. O blog, uma das primeiras mídias difundidas com esse objetivo, ainda é uma das ferramentas mais utilizadas pelas escolas paraenses. Somente nos municípios de Belém e Ananindeua, cerca de 100 blogs continuam ativos, de acordo com levantamento da Coordenação de Tecnologias Aplicadas à Educação (CTAE), da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Mas, além deles, redes como Twitter, Facebook, Youtube e Instagram também ganham espaço nas unidades de ensino.
Na Escola Jorge Lopes Raposo, no distrito de Icoaraci, em Belém, o assunto é levado a sério pelos alunos. Eles participam do projeto “@GCOM”, desenvolvido pela coordenadora de informática do laboratório da escola, a professora Helioneth Lisboa. A ideia, segundo ela, é manter uma espécie de agência de comunicação junto com os alunos, como forma de divulgar as atividades e o dia a dia da escola. Para isto, os alunos mantêm uma rádio - ainda experimental – com informações recebidas em oficinas, e aproveitam as redes sociais para difundir o conteúdo produzido. Atualmente, além do perfil da escola e quatro fanpages no Facebook, a escola mantém três blogs.
Helioneth Lisboa recorda que tudo começou com o primeiro blog, o www.jorgelopesraposo.blogspot.com.br, criado em 2008, após um curso feito pela educadora no Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE). De lá pra cá, com a realização de outros projetos na escola, novas páginas foram criadas. “Elas foram criadas a partir do primeiro blog, com conteúdos mais específicos dos projetos. Em 2009, com a criação da @gcom, veio o www.agcom2009.blogspot.com.br. Já em  2010, com a rádio, surgiu o www.radioraposo2010.blogspot.com.br”, comenta a professora, que é responsável pela manutenção de todas as páginas.
Nas páginas, são postadas fotos de passeios dos estudantes, atividades na escola, indicações para leituras, agendas, vídeos, links e notícias. O estudante Leandro Souza, de 18 anos, conta que sempre acessa os conteúdos. “É uma forma de estar ligado a tudo que acontece, não só na nossa turma, mas em toda a escola. Então acho que aproxima a gente das programações como um todo. A parte da agenda, por exemplo, é muito interessante porque conseguimos ter ideia do que vai acontecer durante a semana e aí pode se programar para participar”, comentou o jovem, que cursa o terceiro ano de Ensino Médio.
Retomada
Na Escola Helena Guilhon, no Conjunto Satélite, o blog foi reativado este ano, com a recuperação do laboratório de informática, e tem ajudado professores e alunos a sair da rotina da sala de aula. “A iniciativa partiu da própria escola, então estamos envolvidos com isso. Os professores estão participando e os alunos também. Ficamos cerca de dois anos com o laboratório fechado. Por conta de inadimplência do antigo conselho, não conseguíamos receber recursos de projetos. Agora, que conseguimos regularizar isso, todos estão se empenhando e o blog é uma forma maravilhosa de aproximar nossos alunos desses projetos”, conta a professora Maria José Cavalcante.
Desde 2008, quando foi criada, a página já contabiliza mais de 633 mil visualizações. De acordo com a coordenadora do laboratório, a professora Maria das Graças Monteiro, o envolvimento dos alunos com o blog e com a internet em geral tem sido proveitosa. Na página www.helenaguilhon.blogspot.com.br. Os alunos são informados das atividades já realizadas e de outras programadas. As fotos também têm destaque na página. “Eles gostam de se ver. Tanto que, até mesmo pessoas que já saíram daqui, cobravam que reativássemos, para que pudessem ver as postagens antigas, da época delas”, comenta.
Atualmente, todo o conteúdo é postado pelas professoras. Mas a ideia, segundo Maria das Graças, é que futuramente os alunos tenham ainda mais participação no conteúdo do blog. “É um recomeço. Estamos articulando para que possamos realizar a formação de monitores, para que isso seja intensificado”, diz. Ela ainda acrescenta que o retorno têm sido bastante positivo. “Eles sempre procuram o laboratório para pesquisar alguma coisa e acessar o blog. Disponibilizamos para que eles pudessem consultar online o boletim e tem dado certo. Alguns comentam que é até mais rápido que o site da Seduc, porque já é um link direto”, diz.
As alunas Nathalia Andrade e Isabella Guimarães, do segundo ano do médio, elogiam a iniciativa. “Sempre que posso eu entro não só no da escola, mas em outros, e acredito que se formos comparar estamos com um bom conteúdo”, diz Nathalia. Já Isabella, que aproveitava para acessar pela primeira vez, destacou a facilidade de consultar o conteúdo. “Eu gostei e achei bem fácil consultar o boletim, por exemplo. Acho que ele é importante porque através dele também vamos conseguir tirar dúvidas”, opinou.
No Pará, mas de 70% das escolas estão conectadas à internet e 756 salas de informática estão em funcionamento, com professores lotados nas unidades de ensino. Para fomentar as novas tecnologias no ambiente escolar, em todo o Estado, estão instalados 12 Núcleos de Tecnologia Educacional, distribuídos em 11 municípios paraenses (Belém, com dois núcleos, Ananindeua, Benevides, Castanhal, Bragança, Abaetetuba, Tucuruí, Redenção, Marabá, Santarém e Altamira).
Desde 2013, com a reformulação nas redes do Google, os cursos ofertados pelos NTE’s passaram a ser mais abrangentes, incluindo, além do blog, redes como Youtube, Twitter, Facebook e Instagram. Somente no primeiro semestre, cerca de 300 professores foram capacitados.

Amanda Engelke
Secretaria de Estado de Comunicação


20 outubro, 2014

Ofício Circular nº 09/ 2014

Belém, 20 de outubro de 2012

Caríssimos docentes,

Vimos através deste convida-lo/la  para participar da reunião pedagógica que ocorrerá:


  •       DIA 24 DE OUTUBRO DE 2014        
  •        ÀS 08:00 HORAS.


 Onde serão abordados os seguintes temas:


  •  Calendário letivo de 2014
  •  Período de entrega de notas da 2ª avaliação
  •  2ª chamada e recuperação
  •  Entrega dos planejamentos:
  •  Prestação de contas: Festa junina, Feijoada, Jogos internos, PDDE
  •  Agendar datas para execução de culminância dos projetos da Escola, entre eles:         "Atividade para o Dia da consciência Negra"( professora Marilin)


       Aproveitamos a oportunidade para colocarmos em discussão a Eleição Direta para Diretor/a da Escola.


Atenciosamente, 
A direção.





17 outubro, 2014

Nossas atividades no Laboratório Multidisciplinar


Nas aulas de ciências, desenvolvemos o conteúdo de mistura e substâncias na....

Produção de pão





Produção de Sabão



Nas aulas de ciências, desenvolvemos o conteúdo de Alimentos e Nutrientes na

Produção de Eggsburg






Nas aulas de ciências, desenvolvemos o conteúdo de Montagem e observação de Terrário




Nas aulas de Biologia, desenvolvemos o conteúdo de Sistema ABO e Rh, com tipagem sanguínea













http://nteananindeua.blogspot.com.br/2014/10/escola-helena-guilhon-imagem-nas-redes.html
Nossos alunos receberam informações do Prof. Denis do NTEAnanindeua. Muito Obrigada Denis
Contamos com seu retorno em nossa escola.

16 outubro, 2014

15 de outubro: "DIA DO PROFESSOR"

A Escola Helena Guilhon agradece à Professora Léa Paraense pela mensagem.

13 outubro, 2014

Tablet e Arthur na escola Helena Guilhon: Um "Casamento" perfeito

Tablet e Arthur na escola Helena Guilhon: Um "Casamento" perfeito



O NTE realizou no último dia 02 de outubro na escolaHelena Guilhon no bairro do Satélite mais uma formação de tablet educacional.Desta vez nossa missão era passar aos professores a possibilidade de conectar via VNC SERVER o tablet ao Arthur (DX9R5) sem fio em uma conexão wi-fi sem conectividade, ou seja, sem Internet.Nosso formador Denis Frank, aproveitou para tirar as dúvidas,indicar os aplicativos necessários para a conexão e principalmente para fazer um exercício prático com todos os professores presente.Todos gostaram muito. Este procedimento abre um enorme leque de possibilidade na área pedagógica sobretudo porque há a possibilidade do próprio aluno interagir com um aplicativo. Agradecemos a oportunidade e a confiança depositada em nosso trabalho. Ficamos de retornar no dia 07 agora para uma palestra com os alunos sobre o uso da imagem na  internet e nas redes sociais.Confira como foi essa palestra em nosso próximo post.
Professora testando a novidade
Formador Denis Frank

Prezados Professores,
Não percam Especial Semana do Professor a série “Grandes Educadores” sobre os mais importantes pensadores na área da educação. Cada episódio traz informações sobre a biografia e as principais contribuições de educadores como Paulo Freire, Darcy Ribeiro, Anísio Teixeira e Álvaro Vieira Pinto. Os programas contam também com a participação de especialistas que ajudam a contextualizar o trabalho de cada um dos pensadores.
Atenciosamente,
Equipe Portal do Professor

09 outubro, 2014




                                             15 DE OUTUBRO  :  DIA DO PROFESSOR


SER PROFESSOR é importar-se com o outro numa dimensão de quem cultiva uma planta muito rara que necessita de atenção e cuidado.
SER PROFESSOR é apontar caminhos, mas deixar que o aluno caminhe com seus próprios pés nos caminhos da paz e na liberdade dos sonhos.
SER PROFESSOR é ter a capacidade de” sair de cena sem sair do espetáculo”.
Uma escola, não depende somente de prédios, nem só de alunos, precisa de professores dispostos a disseminar o saber.
Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.

A direção da Escola Dona Helena Guilhon juntamente com a coordenação pedagógica, parabeniza todos os docentes que unidos fazem a história de nossa escola. 









06 outubro, 2014

PALESTRA EDUCATIVA: " USO RESPONSÁVEL DAS IMAGENS NAS REDES SOCIAIS"

Palestrante : Professor Denis ( NTE de Ananindeua)

Clientela :  alunos da 7ª séries  do 1º  turno

Data :  dia 07 de outubro de 2014

Local :  Sala multimídea "Charle  Chaplin"

Hora : 09:00  hs

Contamos com a presença de todos. 

                                  OFICINA DE ATUALIZAÇÃO
"USO DO TABLET EDUCACIONAL CONECTADA AO COMPUTADOR ARTHUR".

Professores da escola Dona Helena Guilhon, participaram no dia 02 de outubro de 2014, da oficina ministrada pelo prof. Denis (nte de ananindeua)que na oportunidade, ensinou como conectar o Tablet Educacional ao projetor Arthur, e assim utilizar este recurso para melhorar ainda mais a prática pedagógica. Breve haverá continuação da oficina que promete cada dia mais ampliar nossos conhecimentos.







01 outubro, 2014

OFICINA EDUCATIVA PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

Uso do Tablet Educacional conectado ao computador Arthur:

Data: 02 de outubro de 2014
Hora : 09:00 h
Local: Sala de Informática Educativa

OBS: Pedimos aos professores trazer o Tablet Educacional com bateria devidamente carregada.

A direção da Escola Guilhon  aguarda a participação de todos.






Dados da Escola

Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio do Estado do Pará, localizada em Belém, no Cj. Satélite WE 5, s/n, fone: 3248-0743, temos 2200 alunos, divididos em 3 turnos, e em média 80 professores. Email do blog: donahelenaguilhon@gmail.com / Direção: Edson Motta/ Vice-Direção: Manhã- Eliana Ferreira , Tarde/ Noite- Alice Carvalho.