29 abril, 2009

Semana do E-mail

A Semana do E-mail é uma iniciativa dos Coordenadores de Sala de Informática, da Escola D. Helena Guilhon, que tem como objetivo promover a inclusão digital e preparar discentes e docentes para futuros trabalhos Escolares.
A atividade terá início no dia 04 de maio e término no dia 12 deste mesmo mês. “Temos a expectativa de atender toda a comunidade escolar, média de 2200 alunos. A colaboração dos professores será fundamental para o sucesso de nossa campanha!”(Sidney e Eric)
O cronograma da atividade encontra-se na sala dos professores.

Participe do Projeto: A dança como forma de vivências culturais

Venha participar do nosso T.D!(Treinamento desportivo)
A dança como forma de vivências culturais.

Público alvo: Alunos da 7ª série ao 1º ano do ensino médio.

Dias da semana do T.D.: Segunda e quinta-feira.

Horário: 17:15 h às 18:30 h

Reunião com os alunos interessados:08/04/2009 (sexta-feira)

Local: Laboratório de informática às 16 horas.

Informações : Prof.ª Ana Paula.( Ed. Física).

Imagem: http://farm1.static.flickr.com/

Prof.ª Ana Paula.

28 abril, 2009

ALUNOS ARGONALTAS DA ESCOLA D. HELENA GUILHON

Alunos Monitores Selecionados para Sala de Informática da E.E.E.F.M. D. Helena Guilhon.
  • João Victor B. da Silva. Turma: 1001

  • Patrícia Martins Ferreira. Turma: 1121

  • Gleidson Felipe da Silva. Turma: 1003

  • Moisés Balieiro D. Santos. Turma: 1005 (Bolsista Voluntário)

  • Priscila Ester. Turma: 1121 (Bolsista Voluntária)

CONVOCAÇÃO PARA ELEIÇÃO

O presidente da comissão eleitoral de acordo com os critérios estabelecidos pela Seduc-pa por esse instrumento, afixado na forma e prazo determinados pela portaria 04/2009-gs, vem a convocar a comunidade escolar, para mediante o voto direto, secreto e facultativo, proceder a escolha dos nomes de Diretor e Vice-diretor da escola D.Helena Guilhon no dia 24/06/2009, no horário de 8h às 17 horas, na referida escola.

Vidal

25 abril, 2009

Bloqueando o celular roubado.

Esta informação já é antiga, mas poucas pessoas sabem: é possivel bloquear o aparelho celular no caso de roubo, e não apenas o "chip". A primeira coisa a fazer ao comprar um celular é anotar o número IMEI, que está atrás da bateria, ou digite *#06# no seu celular que o IMEI irá aparecer. No caso de roubo, ligue para a operadora informe o número imei e o celular servirá apenas de relógio ou video game para o ladrão. Divulguem essa informação! ah, também é possível rastrear a ligação, basta ter em mãos um mandado judicial. Bom, como é mesmo que faz pra bloquear? rsrs.

Eric.

22 abril, 2009

1ª Avaliação de Ed. Física foi realizada no computador

Está sendo surpreendente a iniciativa dos professores de educação física na utilização da sala de informática em nossa escola, a exemplo da professora Ana Paula, que com criatividade planejou a primeira avaliação das turmas 511, 512 , 513, 613, 712 e 812 utilizando a sala de informática. A avaliação está sendo realizada nos dias 22 e 23/04/2009 no laboratório das 15 h às 17:30. De quebra, a professora está fazendo um interessante intercâmbio pedagógico com alunos e professores da UFPa. Estes mesmos alunos(estagiários:Jéssica Freitas,Gustavo,Rodrigo,Thiago Leonan e Fábio
) a auxiliam na realização do evento, dão suas sugestões, e tiram suas conclusões acerca da prática de ensino da educação física na escola pública.
Descrição da atividade de Avaliação:
1º- A professora espalhou a prova nos computadores através de um pen-drive.
2º- Os alunos entram e realizam a prova com a devida orientação.
3º- A professora recolhe as avaliações no pen-drive(salva) e com o auxílio dos estagiários dá a nota da prova na hora.

(Eric)Qual a sua intenção em elaborar este tipo de prova?

(Ana Paula)_Fazer com que o aluno perceba que a educação física tem um conteúdo muito além do futebol e da queimadas, não se resumindo apenas em quadra ou provas práticas.

(Eric)Por que utilizar a sala de informática?

(Ana Paula)_A prova tradicional deixa o aluno relativamente tenso, e por que não inovar? fugir um pouco a regra? o computador já faz parte do cotidiano de muitos então devemos utilizar essa ferramenta nas aulas e agora também nas avaliações. E foi muito prático, pois o aluno já saiu com o resultado de sua prova.

(Eric)O que você achou da prova?

Respostas dos aluno(a)s:

(Thassiane Raissa)_Achei bem prático, mas um pouco difícil.

(Thalison Monteiro. 11 anos)_Achei muito legal e também muito bacana.

21 abril, 2009

Escola D. Helena Guilhon é selecionada para desenvolver o projeto Rádio Escola.

A escola D. Helena Guilhon é uma das 24 escolas públicas do estado selecionadas para participar do projeto Rádio Escola. A CTAE(Coordenação de tecnologia aplicada à educação) convoca os gestores, diretores e professores lotados na sala de informática das escolas beneficiadas para apresentação do projeto e entrega do kit tecnológico. Local: Auditório da Prodepa, dia 27/04/2009, às 8 horas.
Escolas Selecionadas
Belém
1-E.E.E.M. HELENA GUILHON;
2-E.E.E.M.E.F. PALMIRA GABRIEL,
3-E.E.E.M. DR. FREITAS,
4-EEEM PINTO MARQUES,
5-EEEFM AUGUSTO MONTENEGRO,
6-EEEM FREI DANIEL,
7-EEEF DR MARIO CHERMONT,
8-EEEFM HONORATO FILGUEIRAS (MOSQUEIRO),
9- EEEFM PROFº ABELARDO LEAO CONDURU
(MOSQUEIRO)
10-EEEFM. MANOEL DE JESUS MORAES.
Ananindeua
1- C.E. MARIA HELENA TAVARES
2- EEEFM SATURNINO FAVACHO,
3- E.E.E.F. JORNALISTA RÔMULO MAIORANA,
4-EEEIFM LUIZ NUNES DE DIREITO,
5- EEEE RAMIRO OLAVO.
Marituba
1- E.E.E.M.E.F FERNANDO FERRARI
Benevides
1- E.E.E.M.E.F OTÁVIO MEIRA
Castanhal
1- EEEFM. DEUSARINA RODRIGUES,
2-EEEFM. LAMEIRA BITENCOURT,
3-EE PADRE SALVADOR TRACAIOLLI.
Abaetetuba
1- E.E.E.M.E.F LEÔNIDAS MONTE,
2- ERC. CRISTO REDENTOR,
3- EEEFM LEONARDO NEGRÃO DE SOUZA.
Santa Bárbara do Pará
1- EEEF DR PADUA COSTA

19 abril, 2009

Vídeo mais assistido do mundo esta semana!(Susan Boyle prova que nunca é tarde para realizar um sonho)

Com 27.400.458 exibições, até agora, só na língua inglesa, sem contar com outras versões legendadas, o vídeo é sucesso absoluto. Nele a candidata Susan Boyle abala o concurso de talentos britânico, inicialmente desprezada pelo público e jurados, por sua aparência e idade, dá um "tapa sem mão" em todos e arranca aplausos extasiados da platéia. Simplesmente emocionante.
Para assistir o vídeo click no link: http://www.youtube.com/watch?v=xRbYtxHayXo

Que lição você tira deste vídeo? deixe sua mensagem em "comentário "

Créditos da foto :http://images.mirror.co.uk/upl/m4/apr2009/1/0/susan-boyle-pic-itv-image-1-368817678.jpg

16 abril, 2009

INSCRIÇÃO PARA CURSOS DO PROGRAMA PRÓ-FUNCIONÁRIO, NÃO PERCA!

OBJETIVO:

Oferecer por meio de cursos de educação à distância, formação e habilitação técnica em nível médio para os profissionais da educação que atuam nas escolas como não docentes, possibilitando aos funcionários, a aquisição de conhecimentos históricos e de interpretação da escola e da educação como espaços coletivos de formação humana, de contradição e de diversidade ético cultural.

CURSOS OFERTADOS:

  1. GESTÃO ESCOLAR

Publico Alvo: servidores que atuam na secretaria da escola

  1. ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

Público alvo: merendeiras

  1. MEIO AMBIENTE E INFRA-ESTRUTURA

Público alvo: porteiros, serventes e vigias.

  1. MULTIMEIOS DIDÁTICOS

Público alvo: servidores que atuam nas bibliotecas e laboratórios

Mais informações clique aqui, então procure informações gerais, ou então procure o Prof. Sidney Silva. As inscrições serão efetivadas até dia 21/04/2009.


10 abril, 2009

TECNOLOGIA EM PROL DO CONHECIMENTO


Hoje acordei preparado para um dia de reflexão. Em minha mente passou um filme de tudo que rolou durante este ano de 2009. Logo, me veio a imagem das maiores dificuldades e desafios que enfrentei. Uma delas foi a responsabilidade de fazer um monte de computadores(novas tecnologias educacionais) interagirem com meus colegas de trabalho. O primeiro passo foi dado, por mim e meu amigo Eric, com um curso de formação de 40 h do software Botoset. Porém, percebemos que isso ainda não era suficiente para encorajá-los a fazer uso da nova ferramenta que nossa escola dispõe. Por outro lado, e ao nosso favor tivemos vários alunos ansiosos para utilizarem uma ferramenta tão popular e universal, alguns até pela primeira vez. Assim no segundo momento uma das funções iniciais do professor coordenador de sala de informática foi de conscientizar o principal personagem daquele ambiente, o aluno, que junto dele precisávamos também do professor de sala de aula para direcionar a utilização da ferramenta em prol do conteúdo da disciplina ministrada pelo seu professor.
Agora vivemos no que vou chamar de terceiro momento, ainda não posso chamar de glória, mas sei que nele já conseguimos produzir satisfatória e produtivamente uma construção de conhecimento bidirecional em que as duas partes saem beneficiadas (professor-aluno). Graças a uma boa parte de professores que aceitaram nos dar a mão para conseguirmos garantir uma educação digna e de qualidade.


Prof. Sidney Silva

06 abril, 2009

Jesus Cristo! O nome mais procurado na internet.

Ele continua a influenciar a vida de milhões de pessoas. Alguém certa vez disse " Ou este homem foi o maior enganador que este mundo já teve ou ele é exatamente quem ele disse que ele era".Veja o vídeo e posicione-se hoje.

Teste de seleção para Monitores da sala de informática ("Argonautas")


No último dia 4/04/09 foi realizado um teste de conhecimentos básicos de informática, relações humanas e produção de texto com o objetivo de selecionar três alunos para auxiliarem nos trabalhos realizados na sala de informática. O evento foi realizado pelo coordenador do projeto EPA (Augusto Daniel) e pelos coordenadores da sala de informática.(Sidney e Eric)

Teste.(com gabarito das questões objetivas)
E

1-Qual é o seu email? (0pt)


2- (0,75 pt)Em geral o equipamento que apresenta maior capacidade de armazenamento de dados digitais em um microcomputador é o(a):

a)Pen drive

b)Disco Flexível.

c)Memória RAM instalada.

d) Disco Rígido.

e)CD- ROM.

3- (0,75 pt)Alternar rapidamente entre duas janelas

abertas no computador é conseguido com:

a) ALT+TAB

b) CTRL+ESC

c) CTRL+ALT+DEL.

d) CRTL+TAB.

4)(0,75 pt) Sobre os comandos salvar e salvar como, assinale a alternativa FALSA:

a)O salvar como e o Salvar são idênticos na primeira gravação do arquivo.

b)Salvar como cria um novo arquivo sempre que é acionado.

c) A tecla de atalho para Salvar como é CTRL+C.

d) Salvar apenas grava as modificações no mesmo nome de arquivo anterior.

5-(0,75 pt)Estando com o valor 35 na célula A3 e =A3+3 na célula B3, qual o resultado de A3+B3?

a)35

b)38

c)70

d)73

6-(0,75 pt)Digamos que você tenha um arquivo em um computador com 4000 MB e precisa levar com urgência para um computador que está a 2000 metros distante do seu. O modo mais prático de fazer isso é:

a) Gravar em um pen-drive de 2 Gigas e levar.

b) Levando o HD do seu computador e levar para a escola.

c) Enviando por email.

d) Gravando em um DVD e levar.

e) Gravando em um CDR-W e levar.

7- (Questão anulada)O maior benefício em ser monitor na sala de informática é:

a) A experiência adquirida.

b) A ajuda de custo de 150 reais.

c) Ser uma pessoa conhecida na escola.

d) Poder acessar seus emails e orkut.

e) Conhecer outras pessoas.

8-(0,75 pt) Se você perceber que um(a) aluno(a) está utilizando o computador da sala de informática para outra finalidade que não a proposta pelo professor, você deve:

a) Desligar a máquina que ele(a) está usando e pedir com educação que se retire da sala.

b) Comunicar o fato ao coordenador da sala de informática.

c) Ligar para o diretor da escola imediatamente.

d) Barrar o(a) aluno(a) na próxima vez que vier para a sala de informática.

e) Não fazer nada pois isso não é tarefa sua.

9- (2,5 pt)Escreva um pequeno texto informativo sobre A seleção para bolsistas da sala de informática para publicar no blog da escola.


10-(3,0 pts)Escreva um texto sob o título. A sala de informática nas escolas, uma realidade! e agora....

Informamos aos candidatos que o resultado será divulgado, brevemente, no blog da escola e na da sala de informática.

03 abril, 2009

Comissão eleitoral do Helena Guilhon

A assembléia geral do dia 1º de Abril reuniu-se para eleger e empossar a comissão eleitoral que irá tratar da organização e efetivação da eleição para direção da escola. São eles:

Professor: José da Cruz do Carmo.
Funcionário administrativo: Vidal Nazareno Pinheiro Bemerguy.
Aluno: Dilson Silva Sanches.
Suplente Aluno: Marcio Souza da Costa.
Pai de aluno: Luiz Peri Gomes Mesquita.
Suplente de pai de aluno: Alacide Tavares Monteiro.

Dados da Escola

Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio do Estado do Pará, localizada em Belém, no Cj. Satélite WE 5, s/n, fone: 3248-0743, temos 2200 alunos, divididos em 3 turnos, e em média 80 professores. Email do blog: donahelenaguilhon@gmail.com / Direção: Edson Motta/ Vice-Direção: Manhã- Eliana Ferreira , Tarde/ Noite- Alice Carvalho.